Minimalismo
Como ser minimalista ou ter uma vida minimalista?
As pessoas sempre me perguntam como ser minimalista ou como ter uma vida minimalista, mas eu fico pensando se existe alguma fórmula mágica ou jeito de encaixar uma pessoa em um padrão e a resposta que sempre me vem a cabeça é o não
Pedro Engler
Se você chegou até aqui procurando uma fórmula mágica ou um passo a passo para se tornar um minimalista, sinto ser o portador de más notícias, porém tal fórmula não existe, pois o minimalismo é algo de dentro para fora, hábitos que se desenvolvem com o tempo e não somente de aparências.
Mas como eu acredito que mudanças são gradativas e todo mundo pode mudar, desenvolver-se e tornar-se alguém melhor para si e para as pessoas ao seu redor, resolvi levantar alguns hábitos que se entendidos e desenvolvidos, eles lhe ajudarão a chegar mais perto de um estilo de vida minimalista e acredito eu (funcionou para mim) tornar-se uma pessoa mais grata e amável dia após dia. Mas antes de tudo, você precisa ter aquele sentimento interno de querer que a mudança ocorra, se não…. serão apenas hábitos que se perderão em sua rotina diária
Alias, eu falei recentemente sobre alguns hábitos bons que perdemos em nossa rotina neste ARTIGO.
Antes de tudo:
O que é minimalismo?
O minimalismo é quando vivemos apenas com as coisas, pessoas ou rotinas que você absolutamente precisa. É ter, ser e estar cercado por menos coisas ou pessoas, para que você possa fazer mais com seu tempo e vida.
Na verdade, não existe um número mínimo ou máximo de coisas materiais, roupas, pessoas ou tarefas para ter em sua vida. Mas ter aquilo que faz a diferença para você, o que você consegue dar 100% de atenção, aproveitar e ama.
Pense bem: quando você tem menos pratos, passa menos tempo lavando e secando-os. Você não precisa lutar por mais espaço para guardar essa pilha de portes plástico (a propósito, não use plástico! rsrsrs).
A vida minimalista permite a liberdade de gastar menos tempo e dinheiro com coisas e gastar mais energia na vida de verdade com pessoas que ama e coisas que lhe dão prazer em fazer. Se não te agrada, corte de sua vida. A vida é muito curta para fingir algo para agradar alguém. Agrade a você!
Agora que já estamos nos entendendo, vamos falar dos hábitos para chegar a uma vida minimalista.
Como ser minimalista
1. ANOTE
Faça uma lista de todos os motivos pelos quais você deseja viver de maneira mais simples. Se você está cansado de cobradores de dívidas, anote. Sempre acha sua vida está no piloto automático por você nunca ter tempo com seus filhos? Anote. Insônia? Coloque no papel. Quer demitir seu chefe? Sim, escreva isso também. Esses alguns exemplos de porquês, e eles lhe ajudarão quando você achar que é muito difícil continuar. Seus porquês o ajudarão a lembrar por que mudar e ser um minimalista.
2. DESCARTE COISAS INÚTEIS
Percorra a sua casa com uma caixa e preencha-a com coisas inúteis para doação. Se você tiver coisas repetidas ou inúteis que não usa, coloque-os na caixa. Livros que já leu e não irá usar mais? Desapegue e coloque na caixa. Pegue todos os itens que você encontrou e coloque nesta caixa, guarde esta caixa em algum lugar por 30 dias. Se você não precisa de nada ou não se lembra do que havia na caixa, doe tudo. Veja também sobre a regra 90/90 neste ARTIGO.
3. DESENVOLVA O MINIMALISMO EM SUAS VIAGENS
Viajar sempre renova meu amor pelo minimalismo e me ensina a viver com simplicidade. Na próxima vez que você viajar, faça as malas por metade do tempo. Se você estiver viajando por 4 dias, faça as malas para 2. Você vai ver que no final vai dar tudo certo e viajará com pouca mala. Com isso você não fica preocupado com seus itens e aproveita o passeio. Alias, se faltar roupa, você pode lavar e pendurar roupas ou usar as mesmas coisas duas vezes.
4. ECONOMIZE
R$ 1000. Um fundo de emergência simplifica tudo. Se você estiver pagando dívidas, pague apenas seus pagamentos mínimos (aquele pagamento do mês, não adiante parcelas) até economizar R$ 1000. Se você não tem dívidas, mas ainda gasta o que tem, faça o seguinte: Toda vez que quiser comprar algo, não compre mas reserve o dinheiro neste fundo emergencial (isso vale desde uma bala até coisas mais caras). Não parcele coisas e não entre em novas dívidas. Dinheiro para emergências reduz o estresse e ajuda em emergências.
Comece por estes 4 itens e veja como estes hábitos mudam sua vida e sua forma de pensar.
Neste ARTIGO, eu falo sobre outros hábitos para começar uma vida minimalista.
Compartilhe comigo nos comentários como tem sido a sua mudança. Até a próxima!
Gosto de pensar que o minimalismo é um processo !
Oi Anthony, concordo. Acredito que são hábitos que você vai desenvolvendo no caminhar de sua vida.