Namastê,
Será que você está preparado para ser feliz?
Sempre atrelamos a felicidade a algo ou a um acontecimento, é como estabelecer uma condição para isso: se acontecer tal coisa em minha vida, então serei feliz.
Ouço pessoas dizendo que quando conseguirem um amor serão felizes, quando comprarem seu apartamento estarão realizadas ou ainda quando atingirem um sonho a vida será gratificante.
Mas o que acontece é que quando alcançamos nosso objetivo, nos sentimos gratos por um momento e voltamos ao nosso estado de espírito anterior, e aí já estabelecemos outra condição para a felicidade.
Nos comportamos como um camundongo na gaiola correndo em uma roda giratória tentando alcançar algo.
Muitos passam a vida perseguindo a felicidade e poucos a encontram.
Certa vez li uma pesquisa feita em um hospital em uma ala de pacientes terminais e quando eles eram questionados sobre algum arrependimento em suas vidas, 99% das respostas eram sobre coisas que não fizeram e deixaram de viver.
Eles sempre estavam preocupados em viver para os outros ou achando que a felicidade estaria lá na frente. Eles deixavam de fazer coisas, pois acreditavam que deveriam conquistar algo para depois serem felizes.
Alguns passaram a vida toda trabalhando para ter uma condição boa, outros ficaram esperando se aposentar para ter mais tempo para eles e ai conseguiriam ser felizes.
Existem dois tipos de pessoas, as que são felizes por natureza (nascem felizes) e as que treinam e conseguem (se descobrem e se conhecem).
A felicidade não está em coisas materiais ou em conquistas, pois isso são coisas materiais e passageiras.
Este final de semana eu tive a honra de ter uma aula com um Monge Indiano: Swami Brahmashivananda e ele passou o seguinte ensinamento:
Se você quer ser feliz por 1 hora, tenha uma boa noite de sono.
Se você quer ser feliz por 1 dia, pratique algum esporte.
Se você quer ser feliz por 1 mês, ame alguém.
Se você quer ser feliz por 1 ano ou mais, faça os outros felizes.
Se você quer ser feliz para sempre (eternamente), então conheça a si mesmo.
Lembra da minha pergunta inicial? Será que você está preparado para ser feliz?
Se você respondeu que sim para esta pergunta, acredito que você ainda esteja perseguindo a felicidade.
Hoje você pode encerrar esta busca, pois a felicidade está dentro de nós e não em coisas, ou em algum lugar ou em condições.
A melhor forma de ser feliz é se conhecer melhor através de meditações, autoconhecimento e a busca pela espiritualidade.
Muitas vezes nos preocupamos em saber da vida dos outros e ainda damos alguns palpites, quando deveríamos focar nosso esforço em “sabermos” mais de nossa vida.
Que este novo ciclo em sua vida possa ser uma era de descobrimento do seu interior e que você possa passar mais tempo consigo.
Lhe desejo um ótimo dia.
De uma alma para outra
Namastê
Pedro Engler