Como o minimalismo me tornou mais produtivo

Minimalismo

Como ser produtivo com o minimalismo

O maior benefício de uma vida minimalista é poder fazer mais com menos, pois sobra tempo para as coisas que realmente me importo.

Meu caminho em uma vida minimalista, começou há 10 anos quando me vi em uma encruzilhada entre a saúde, o trabalho, minha vida e minha felicidade. Por mais que trabalhasse, por mais que ganhasse, por mais coisas que comprasse, mais minha saúde se deteriorava e me sentia infeliz.

Foi então que o meu conceito de sucesso acabou mudando e decidi ter uma vida somente com aquilo que fosse necessário. Uma vida minimalista.

Hoje trabalho de forma independente em um trabalho que me satisfaz e que consigo ter mais tempo para as coisas que são importantes para mim.

E quando falo que tenho uma vida minimalista, as pessoas pensam que ser minimalista é não ter mais ambição e que fico sentado o dia inteiro vendo a vida passar diante dos meus olhos. Então eu fico pensando no caminho inverso, será que as pessoas têm ambição apenas para comprar coisas e não para realizar um propósito de vida?

Eu consegui me realizar, trabalhar sozinho e com o que eu gosto e me satisfaz, porém foi um caminho longo e precisei aprender a ser mais focado em meus objetivos.

Eis aqui como o minimalismo me ajudou a ser mais produtivo.

ESTABELEÇA PRIORIDADES

Quando você identifica suas prioridades e se propõe a tirar um projeto do papel (seja escrever um livro, montar uma empresa ou quem sabe produzir mais vídeos), você precisa eliminar tudo aquilo que te desvia do seu caminho. Quantos convites você recebe durante o dia te chamando para um cafezinho ou almoço? Ou então os amigos te chamando para aquela cervejinha? Desculpe, desta vez não. Você precisa ter disciplina para dizer não para todas as tarefas não essenciais e que te afastam de suas prioridades. Dizer não as distrações quer dizer sim as suas prioridades.

ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Você já abriu seu navegador procurando distração e quando se deu conta você perdeu metade do dia se entre mídias sociais e sites de entretenimento? As mesmas ferramentas que nos permitem divulgar nosso trabalho, também podem nos desviar de nosso propósito. Facebook, Instagram ou grupos de whatsapp. Eu me vi incapaz de usá-los com moderação enquanto os verificava compulsivamente. Foi então que decidi me afastar destas mídias e só olhava as redes sociais em um pequeno intervalo de tempo durante o horário de trabalho. Ser produtivo e se sentir produtivo são coisas totalmente diferentes.

SEJA ORGANIZADO

Um dos melhores benefícios de acabar com a desordem e destralhar coisas que você tem em sua casa ou escritório, é que você remove distrações de sua vida, perde menos tempo organizando coisas e não fica preocupado com pertences. Isto também vale para sua vida digital, pois quando você tem seus arquivos organizados, você não perde tempo tentando acha-los.

TRABALHE COM QUE AMA

Eu só escolhi trabalhar com clientes e projetos pelos quais eu era verdadeiramente apaixonado, com projetos que me sentia motivado e acreditava que iria fazer a diferença. Dizem que quando você trabalha com o que ama, você não trabalha e sim se diverte. Posso lhe afirmar que tenho este privilégio de trabalhar com clientes que fazem a diferença no mundo e em minha vida. Se você acredita que o seu trabalho é muito chato, que queria trabalhar com outra coisa, em outra empresa, demita seu chefe. Mude, sempre há tempo de mudar e realizar seu sonho.

Ajudo pessoas que querem meditar mas não sabem como começar.

2 comments
  • seu site e incrivel ! estou a algum tempo digerindo todo tipo de conteudo minimalista, e aplicando em minha vida , e seu site e senssacional parabens .

  • Artigo muito bom.
    Muitos parabéns! Adorei.
    Estou tentando adotar um estilo de vida mais simples, mais minimalista tentando manter a minha produtividade.

leia também