Minimalismo
O minimalismo, assim como o estilo de vida minimalista acabou tornando-se popular nos últimos anos. Muitos documentários foram publicados, pessoas viraram adeptas ao estilo e começaram a organizar suas vidas. Porém, junto deste crescimento surgiu uma certa conotação negativa sob o minimalismo.
Algumas pessoas passaram a defender regras extremas do minimalismo e ficou uma imagem de que ser minimalista significa abrir mão de coisas e facilidades da vida moderna.
Embora esta seja a percepção de poucos, que viveram superficialmente o minimalismo, acredito que tenha virado um certo senso comum. Tenho certeza que se eles tiverem tempo para aprender sobre o que realmente é o minimalismo, suas vidas iriam mudar muito e seriam transformadas.
O que é ser minimalista?
Ser minimalista, é um estado de espirito e não um punhado de regras que devem ser decoradas e colocadas em prática. Você é livre para ser feliz e não precisa ficar engessado em metodologias.
Sou contra quando leio em alguns grupos sobre minimalismo, as pessoas julgando o que os outros têm ou não. Ah… fulano tem 20 camisas, então ele não é minimalista.
Na verdade o que é bom para um, pode não ser bom para o outro.
O que é excesso para um, pode não ser para o outro.
Eu por exemplo, tenho 10 camisas e são 5 claras e 5 escuras, e isto tem um porquê!
Costumo lavar roupas em casa 1 vez por semana, sendo intercalado com 1 semana das roupas claras e outra das escuras.
Então para mim o ideal são 5 camisas para trabalhar durante a semana, pois no meu escritório não tenho ar condicionado.
Viu? O que pode ser bom para mim, nem sempre pode ser para você. Porém, acredito que a troca de experiência ajude a você construir o seu próprio minimalismo e não viver com excesso.
Os benefícios de uma vida minimalista
Se você falar para uma pessoa que desistir do excesso de coisas e de alguns luxos da vida moderna, fará com que ela tenha benefícios em sua vida. Suponho que ela não irá concordar com a ideia e achará uma loucura.
Então para provar que isto não é loucura, resolvi listar alguns benefícios que o minimalismo pode trazer para suas vidas:
Destralhar libera espaço em sua vida
Quando você começa a destralhar seu armário, quarto, sala , escritório e garagem, você liberar espaço em sua casa e se desprende da preocupação com coisas. Haverá mais espaço para se movimentar e para aproveitar o seu canto. E o mais importante, você estará deixando de lado as coisas que estava te segurando.
O minimalismo lhe ajuda no seu propósito de vida
Quando você possui muitos itens e bens, seu foco sai de sua vida e passa a ser em suas posses. Você acaba virando escravo daquilo que você comprou, pois você precisa trabalhar cada vez mais para manter estes itens ou garantir um lugar maior para abriga-los.
Menos compras, mais dinheiro e menos dividas
Você já parou para pensar que gastamos muito com coisas que não usamos ou usamos pouco? Este exemplo é bem representado em itens em nossa cozinha. Com aparelhos que fazem a mesma função e usamos 1 vez no mês.
Quando você tem menos coisas, pode usar seu dinheiro para quitar dívidas e isso acabará liberando ainda mais dinheiro. A dependência de dinheiro em um estilo de vida minimalista é muito menor.
O minimalismo lhe proporciona mais tempo para aproveitar a vida
Quando você não gasta com as coisas, você consegue guardar mais dinheiro, e por isso não precisa se matar de trabalhar e pode aproveitar mais o tempo com as pessoas que ama e experiências da vida.
Em conclusão, existem muitos benefícios que o minimalismo pode trazer para sua vida. Permita-se começar a viver de forma simples!
Que seja justo e perfeito!
Até a próxima!
Pedro Engler